Seria exigir demais que síndicos e administradores tivessem conhecimentos suficientes para se tornarem responsáveis por uma reforma predial. Para o sucesso de uma obra como essas, é essencial a qualificação dos profissionais envolvidos, motivo pelo qual é importante contratar um arquiteto.

Por seu domínio técnico, esse profissional é capaz de assegurar o bom andamento do projeto — o que torna sua realização mais prática, rápida e econômica. É ele quem permite trocar a dor de cabeça por uma reforma segura e bem executada.

Veja por que contratar um arquiteto é um diferencial para a reforma de prédios!

Especialização e conhecimento técnico

Assim como a área médica oferece especialidades como neurologia, oftalmologia e outras, os arquitetos também têm formação diferenciada em seu campo de atuação. Há linhas que tratam de urbanismo, enquanto outras são voltadas para edificações e interiores.

Os profissionais que executam projetos em condomínios têm entendimento aprofundado sobre materiais, acabamentos e mão de obra, de modo a projetar a reforma de acordo com as necessidades e preferências dos clientes.

Elaboração de um projeto com habilidade

O profissional que desenha o projeto tem a capacidade de gerenciar as necessidades funcionais de acordo com o orçamento disponível e o prazo possível — afinal, elabora planejamentos com habilidade.

Isso significa que o know-how do especialista permite que a reforma seja feita dentro dos parâmetros estipulados pelo cliente, sempre com a intenção de entregar um produto final com qualidade e segurança. Vale lembrar, porém, que isso depende, ainda, da execução do serviço.

Prevenção de erros e imprevistos

Toda reforma está sujeita a erros, uma vez que nem sempre é possível prever a condição física de equipamentos hidráulicos, elétricos e estruturais internos de um prédio. O arquiteto responsável trabalha de modo preventivo e, por isso, cria projetos que contemplem medidas de segurança padrão.

A ideia é utilizar os materiais mais adequados para cada etapa. O projeto também pode contemplar a contenção de riscos durante a obra, preservando a exposição dos condôminos e dos profissionais envolvidos, de modo a evitar acidentes.

Projeto voltado para a realidade do cliente

Algumas vezes, é necessário adequar a referência ou o pedido do cliente à realidade orçamentária, de tempo ou de materiais disponíveis no mercado. Cabe ao arquiteto apresentar um projeto viável e que não comprometa as atribuições físicas do prédio nem as financeiras do proprietário.

Nada mais garantido para gestores e síndicos, não é mesmo?

Como contratar um arquiteto com segurança

A NBR 16280, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), determina que todas as reformas prediais sejam projetadas por profissionais de acordo com o resultado pretendido. Afinal, o arquiteto deve recorrer à sua experiência para materializar as necessidades da reforma predial.

Para contratar um profissional confiável, procure empresas especializadas e com bastante atuação no mercado. Desse modo, os especialistas podem apresentar projetos já realizados como referência e oferecer garantia antes, durante e depois da execução da obra.

Contratar um arquiteto para projetar sua obra é sinônimo de segurança e tranquilidade. Agora que você sabe que há motivos de sobra para ter um profissional especializado cuidando do seu projeto, que tal entrar em contato conosco? Fale com a gente e confira por que temos os melhores especialistas do mercado.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.