Um dos maiores desafios de um síndico é conciliar os moradores. Quando o tema é controverso, essa missão fica ainda mais difícil. Por isso, decidir sobre a reforma de fachada requer diversas reuniões de condomínio, geralmente longas e polêmicas.

As condições externas de um edifício, porém, são muito importantes, de modo que não dá para adiar por muito tempo, não é mesmo? Afinal de contas, uma situação precária influi negativamente nos preços dos imóveis.

Quer saber mais? Então acompanhe neste post dicas incríveis para deixar o design externo do residencial novinho em folha. Isso sem perder suas noites de sono. Venha com a gente!

Faça um detalhado planejamento financeiro

Reparos na fachada de um prédio são caros, pois exigem empresas especializadas, que garantam a segurança tanto de quem mora no local como dos trabalhadores da obra. Por esse motivo, é indispensável um planejamento financeiro de qualidade, que seja feito com a devida antecipação.

Você vai ter de submeter essa questão ao aval do pessoal do seu conjunto e é fato: tudo que mexe no bolso, não é simples de ser contornado. Entretanto, uma boa programação da obra vai trazer tranquilidade para todos.

Em tempos de crise, pegar os moradores de calças curtas com uma taxa extra, é algo que pode lhe dar muita dor de cabeça, o que sabemos que você quer evitar.

Desse modo, aja com clareza sobre todos os temas, a começar pela legislação: segundo o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 1341 da Lei 10.406/02, para obras de caráter exclusivamente opcionais, é exigida a aprovação de dois terços dos condôminos.

Já para os reparos necessários ou obrigatórios, basta a autorização por maioria simples. Como se trata de um investimento alto, essa preparação é fundamental, pois estamos falando de correções de engenharia, que vão pesar nas despesas do condomínio.

Para evitar polêmicas, apresente orçamentos de mais de uma empresa e providencie que entrem para a lista apenas organizações de boa reputação.

Lembre-se de que os imprevistos nas obras são muito comuns, o que pode encarecê-las. Sem falar na inadimplência, que em tempos de recessão do mercado costuma aumentar.

Divulgue as vantagens do investimento

Para conseguir a adesão dos residentes, você terá que atuar com um grau elevado de persuasão. Um dos melhores benefícios de restaurar a fachada é a valorização dos imóveis.

Especialistas dão conta de que o preço de um apartamento pode subir até 20% com essas benfeitoriasOutra boa alegação é o tempo médio entre uma pintura e a próxima, que é de 3 anos.

Nesse intervalo, recomendam os especialistas, pelo menos os retoques de tinta e os reparos de conservação têm de ser feitos. Caso nada tenha sido executado há mais tempo que isso, será mais uma razão para você tentar convencer os vizinhos.

Quando o prédio apresenta problemas, como vazamentos, infiltrações ou falhas elétricas, é possível usar a necessidade de mexer nesses itens para aconselhar os moradores.

Visto que serão inevitáveis os inconvenientes dessas intervenções, por que não aproveitar para deixar a fachada da edificação impecável?

Providencie a segurança de todos

Ao pensar na reforma de fachada, não se esqueça de que a segurança é a chave para quase tudo. É imprescindível, por exemplo, garantir a proteção dos trabalhadores da obra, que estarão vulneráveis em alturas elevadas. Por essa razão, prefira as prestadoras de serviços de confiança, que já tenham sólida experiência na construção civil respeitem as regras de segurança do trabalho.

Além disso, é preciso ponderar sobre a segurança dos próprios moradores e das pessoas que passam nas ruas. Assim, os reparos terão de cumprir as normas técnicas do Ministério do Trabalho que regem a atuação em grandes altitudes, como a NR18 e a NR 35.

Pôr a reforma de fachada em prática, portanto, é um assunto sério, que demanda bastante atenção e cautela da administração. Procure, por isso, profissionais com know-how nesse tema.

Com o respaldo adequado, você tomará as suas decisões com base em argumentações técnicas. Assim, vai conseguir otimizar a gestão e mostrar o quanto é capaz de trazer melhorias expressivas. E aí? O que achou do post? Quer saber mais? Assine a nossa newsletter!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.