Você é síndico e se sente um pouco perdido em relação às mudanças que realmente são necessárias, quem contratar para fazê-las e o que pode ser feito para trazer melhorias a todos os condôminos? Talvez você só precise respirar fundo e ler alguns livros sobre condomínios.

Aprender a partir de experiências de outras pessoas e ter acesso às dicas de quem entende do tema pode ser um bom começo para você se livrar de todas essas dúvidas e insegurança. Sem contar que a leitura ajuda a abrir a mente e aprimorar o raciocínio.

Se você se interessou pelo assunto, mas sabe por onde começar e quais livros deve procurar, preparamos uma relação com os principais títulos na área. Confira!

1. Ser Síndico Não é Padecer no Condomínio, de Lino Araújo, Sergio Jafet e Gabriela Rocha

O livro segue o tradicional modelo de perguntas e respostas e promete solucionar mais de 600 dúvidas que costumam ser comuns a todas as pessoas que se veem diante da responsabilidade que é ser síndico de um condomínio.

Os temas abordados vão desde a convivência entre vizinhos até o que diz a legislação sobre o assunto. Você certamente vai se identificar com os tópicos que permeiam o dia a dia de todo síndico.

2. Prática Administrativa e Jurídica do Condomínio, de Adalberto de Andrade Maciel

Nesse livro, são abordadas as leis que regem condomínios e conjuntos residenciais. O autor é advogado especialista no tema e ajudará você a entender melhor as leis para que possa segui-las e fazer com que outros moradores as sigam também.

Entretanto, a linguagem do livro é agradável e de fácil compreensão, mesmo para quem não tem o hábito de estudar sobre leis.

3. Legislação do Condomínio — Coletânea Prática, de Luiz Fernando de Queiroz e Olga Maria Krieger

O livro já está em sua terceira edição e reúne um conteúdo bem completo, que engloba o Código Civil e outras leis relacionadas a condomínios. Entretanto, para que a leitura não se torne maçante, o livro mostra apenas os artigos pertinentes ao tema abordado.

Você também vai passar a entender um pouco sobre incorporações imobiliárias, outro importante assunto tratado no livro.

4. Revolucionando o Condomínio, de Rosely B. O. Schwartz

A autora realiza consultorias em condomínios e conta suas experiências nesse livro. Além de fornecer informações baseadas nas normas legais e de segurança vigentes, é possível entender melhor — na prática — como é a vida de quem cuida da administração de condomínios. 

O leitor entenderá que as dificuldades que ele enfrenta são, na maioria das vezes, comuns a todos os síndicos, o que o tornará mais apto a solucioná-las, sem se desesperar.

5. Sou Síndico, e agora?, de Cristiano De Souza Oliveira

Provavelmente, esse foi seu primeiro pensamento assim que começaram a aparecer as demandas direcionadas a você como síndico. Esse livro é um guia didático, simples e leve que o ajudará a tomar boas decisões, embasadas em parâmetros legais.

O autor é advogado e consultor condominial, e seu objetivo é passar um pouco de seus conhecimentos para quem assume a grata missão de ser síndico.

Viu só como existem diversos livros sobre condomínios? Depois dessa lista você pode começar agora mesmo a escolher sua próxima leitura. Se você gostou das nossas dicas, siga a nossa página no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos como esse! Até a próxima.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.